Coisas legais acontecem o tempo todo em nosso mundo. Por que cultivar assuntos tristes, pessimistas e violentos, se há tanta coisa interessante ao nosso redor? Por que não ter acesso a informações legais, iniciativas bacanas, notícias que mostram ações construtivas?

Este espaço busca reverter o "efeito noticiário" (aquela depressão que dá ao final de um telejornal, após lermos as manchetes na internet, ou após lermos um jornal qualquer). Aqui podem ser encontrados assuntos diversos que versam sobre temas
alegres, construtivos, leves, bons e divertidos.


Você tem alguma coisa legal para compartilhar? É só enviar o conteúdo para omundoelegal@gmail.com. Todos estão convidados a participar e ajudar a reverter o "efeito noticiário".

Você vai ver como o mundo é muito legal!

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Faculdades oferecem disciplinas para estimular criatividade e lógica


Para passar no vestibular, o estudante deve buscar uma resposta certa para cada questão. Quando entra na faculdade, porém, ele aprende que não existe uma única solução para cada problema.

Pelo menos é o que ensinam as disciplinas que têm como objetivo desenvolver o pensamento crítico, o raciocínio lógico e a criatividade, oferecidas por faculdades logo no início da graduação.

Os nomes das matérias --tão criativos quanto o comportamento pregado-- variam, mas todas pretendem mudar o modo de pensar.

A Faap implantou há dois anos no seu curso de administração a "Metodologia do Pensamento Produtivo". A principal fonte de inspiração é o livro "Pense Melhor", de Tim Hurson (Editora DVS), que usa animais para descrever barreiras ao pensamento.

A "mente de macaco", por exemplo, é a imagem da ausência de concentração. O "cérebro reptiliano" é o nome dado à reação impulsiva.

As analogias fazem sucesso entre os alunos. Denis Feitosa, 22, diz que as aulas o ajudaram a lidar melhor com as pessoas e a ser mais criativo. "Antes, era mais tímido."

Ensinar o aluno a tomar decisões baseadas na lógica é outra preocupação comum. Na Fecap, a disciplina "Lógica" pretende "desenvolver a capacidade de pensar, ler e escrever de forma crítica e logicamente sustentável", diz Luiz Guilherme Brom, superintendente da faculdade.

A Aiec oferece a disciplina "Processo Decisório e Criatividade" no primeiro semestre de seu curso de administração a distância, que recebeu nota máxima do Ministério da Educação.

"[A matéria] tira os bloqueios que a escola põe", diz Vicente Nogueira Filho, presidente da Aiec.

A visão é compartilhada por Carolina da Costa, coordenadora do Núcleo de Estudos da Dinâmica do Ensino e Aprendizagem do Insper, que ensina "Lógica e Ética". "O aluno chega com pouca tolerância à ambiguidade."

Base cultural

Na Ibmec do Rio, a disciplina "Pensamento Critico, Lógica e Argumentação" faz parte de um programa de formação de lideranças. Além de quatro matérias, o programa inclui visitas a ateliês e projetos sociais, além de encontros com líderes.

"Esse alargamento cultural tem o objetivo de trazer novas visões de mundo", diz Flávia Cavazotte, coordenadora do programa.

Para Jaime Pinsky, professor da Unicamp e diretor da Editora Contexto, as referências culturais são, de fato, a melhor maneira de estimular a criatividade.

Isso porque de nada adianta dar conselhos que caem no senso comum e não usar as disciplinas já existentes para desenvolver competências, afirma Nilson José Machado, professor da USP e autor de "Jogo e Projeto" (Editora Summus).

FABIANA REWALD
Folha.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário