Coisas legais acontecem o tempo todo em nosso mundo. Por que cultivar assuntos tristes, pessimistas e violentos, se há tanta coisa interessante ao nosso redor? Por que não ter acesso a informações legais, iniciativas bacanas, notícias que mostram ações construtivas?
Este espaço busca reverter o "efeito noticiário" (aquela depressão que dá ao final de um telejornal, após lermos as manchetes na internet, ou após lermos um jornal qualquer). Aqui podem ser encontrados assuntos diversos que versam sobre temas alegres, construtivos, leves, bons e divertidos.
Você tem alguma coisa legal para compartilhar? É só enviar o conteúdo para omundoelegal@gmail.com. Todos estão convidados a participar e ajudar a reverter o "efeito noticiário".
Você vai ver como o mundo é muito legal!
quarta-feira, 16 de junho de 2010
Móveis orgânicos
Não é de hoje que se fala em personalizar ambientes, conferindo a eles um toque de exclusividade. Uma boa alternativa para isso é a utilização de materiais reciclados, que surtem efeitos especiais. Entretanto, ainda há um certo receio no uso desse tipo de recurso no design de interiores.
Mas, por que materiais tidos como marginais, mas com características extremamente sustentáveis, não podem ser reconhecidos e valorizados como produtos bonitos? Foi partindo dessa pergunta que o professor e designer mineiro Camilo Belchior criou móveis inéditos, totalmente desenvolvidos em compensado de madeira. As peças fazem parte de um projeto que ele batizou de organicus.
De acordo com Camilo Belchior, nossa sociedade tem um certo preconceito quando se fala em materiais reciclados e o compensado, um material composto - feito a partir de outros materiais - ficou como aquilo que não deve aparecer. Mas o trabalho do designer prova o contrário. Os móveis comprovam que é possível dar aos materiais a possibilidade de se tornarem produtos desejados. A forma de todos eles busca as curvas orgânicas, daí o nome.
Com um processo de produção que o designer diz ser simples, as chapas de compensado são coladas, formando blocos que depois são torneados. Outra opção é desenhar os perfis nas chapas de compensado e depois colá-los um a um, até formar o móvel. O compensado fica à vista, dando um efeito muito bonito e interessante. O resultado são móveis futuristas, que remetem aos anos 1950.
As peças são produzidas artesanalmente em uma marcenaria que trabalha com exclusividade para atender a demanda de móveis desenhados por arquitetos e decoradores.
Redação - Estado de Minas
Correiobrasiliense.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário