A Fundação Thiago de Moraes Gonzaga e o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) juntaram forças para aumentar a proteção de bebês e crianças no trânsito. As duas entidades lançam nesta segunda-feira, 13, às 14h30, na sede do Simers (Rua Corte Real, 975 – no 3º andar), em Porto Alegre, a campanha “Cadeirinha: a segurança do seu filho está em suas mãos”. A iniciativa incentivará o comportamento seguro e instruirá os pais de que a melhor atitude é a segurança da cadeirinha ou outros instrumentos de retenção equivalentes.
A ação também se estenderá aos profissionais de maternidades públicas e privadas, além de unidades de saúde, para que sejam verdadeiros “veículos” da conscientização dos motoristas. Pesquisas comprovam que o uso dos equipamentos reduz em mais de 70% dos riscos de traumas em acidentes, que são a maior causa de mortes de crianças até 14 anos. No lançamento, que terá presença de representantes da categoria médica e hospitais, serão apresentadas as atividades da campanha. Públicos de todas as faixas de renda serão atingidos pela ação.
Segundo a presidente da Fundação, Diza Gonzaga, a campanha dará um passo além do simples cumprimento da legislação de trânsito que impõe o uso da cadeirinha e já em vigor. “Vamos passar a mensagem de valorização e cuidado da vida num momento em que os pais se preparam para receber seu presente mais especial: os filhos”.
A secretária-geral do Simers e pediatra, Ana Maria Martins, ressalta que a meta é mostrar que a saúde também envolve a segurança dentro dos veículos. “Uma criança só será saudável completamente se ela estiver protegida adequadamente no deslocamento da maternidade até sua casa”, orienta Ana Maria. As duas entidades vão alertar que o transporte dos filhos no carro é tão importante quanto a velocidade do veículo e as condições de ruas, avenidas e estradas.
Dados recentes da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad), do IBGE, reforçam a preocupação com a formação dos pais: hoje uma em cada duas famílias tem carro, e a frota de veículos em circulação no Estado cresceu mais de 30% entre 2007 e 2010. São 5 milhões de automóveis no trânsito. A inserção das classes C e D no mundo do consumo, tornando mais viável a compra do primeiro carro, ajudou a turbinar a frota.
Pautasocial.com.br
Coisas legais acontecem o tempo todo em nosso mundo. Por que cultivar assuntos tristes, pessimistas e violentos, se há tanta coisa interessante ao nosso redor? Por que não ter acesso a informações legais, iniciativas bacanas, notícias que mostram ações construtivas?
Este espaço busca reverter o "efeito noticiário" (aquela depressão que dá ao final de um telejornal, após lermos as manchetes na internet, ou após lermos um jornal qualquer). Aqui podem ser encontrados assuntos diversos que versam sobre temas alegres, construtivos, leves, bons e divertidos.
Você tem alguma coisa legal para compartilhar? É só enviar o conteúdo para omundoelegal@gmail.com. Todos estão convidados a participar e ajudar a reverter o "efeito noticiário".
Você vai ver como o mundo é muito legal!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário