Coisas legais acontecem o tempo todo em nosso mundo. Por que cultivar assuntos tristes, pessimistas e violentos, se há tanta coisa interessante ao nosso redor? Por que não ter acesso a informações legais, iniciativas bacanas, notícias que mostram ações construtivas?
Este espaço busca reverter o "efeito noticiário" (aquela depressão que dá ao final de um telejornal, após lermos as manchetes na internet, ou após lermos um jornal qualquer). Aqui podem ser encontrados assuntos diversos que versam sobre temas alegres, construtivos, leves, bons e divertidos.
Você tem alguma coisa legal para compartilhar? É só enviar o conteúdo para omundoelegal@gmail.com. Todos estão convidados a participar e ajudar a reverter o "efeito noticiário".
Você vai ver como o mundo é muito legal!
quarta-feira, 28 de abril de 2010
Baianos ganham reforço no tratamento de doenças hepáticas
Investimento em saúde. Isto é notícia legal, e ponto para os baianos!
Hospital das Clínicas inaugura novo centro de tratamento.
A capacidade de atendimento do setor de Hepatologia do Hospital Universitário Professor Edgar Santos (Hupes), o Hospital das Clínicas da Universidade Federal da Bahia, pode duplicar. Isso, porque a instituição, que atende cerca de 300 pacientes portadores de doenças do Fígado semanalmente pelo SUS - Sistema Único de Saúde pode passar a atender o dobro disso, 600 portadores de doenças hepáticas. A boa notícia se deve à inauguração da Unidade de Alta Complexidade em Hepatologia Professor Gilberto Rebouças, que destinou 22 leitos à hepatologia, num investimento de cerca de R$ 4 milhões.
O número de leitos anterior, apenas quatro, era um dos complicadores para o combate às doenças que acometem o fígado, principalmente, câncer, hepatite fulminante e cirrose hepática. A iniciativa permite ainda que o Hupes passe a realizar cirurgias de transplante de fígado, feitas até então em outro hospital conveniado ao SUS. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado, cerca de 350 a 400 pessoas estão na fila de espera por um transplante de fígado na Bahia. Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Hepatologia e chefe do serviço de gastro-hepatologia do Hupes/UFBA, Dr. Raymundo Paraná, fatores como religião, medo, insegurança e falta de informação contribuem para que o número de doações não aumente.
O novo serviço permitirá uma assistência integral aos portadores de doença hepática no SUS. Os serviços de assistência a estes pacientes no Brasil são escassos e quase todos concentrados no eixo Sul/Sudeste. Os portadores de doença hepática no SUS acabam acompanhados por Gastroenterologistas, Infectologistas e Clínicos, cujas expertises não contemplam a complexidade das doenças do fígado. Esta unidade servirá como polo multiplicador para o Norte-Nordeste-Cenrto-Oeste, uma vez que oferecerá a possibilidade de treinamento de médicos do serviço público na carente especialidade da Hepatologia.
A Sociedade Brasileira de Hepatologia reconhece a necessidade de diversos centros deste tipo no Brasil, não só para garantir a assistência aos portadores de doenças do fígado, como também para formar mais médicos nesta especialidade, uma vez que o serviço público de saúde tem imensa carência destes profissionais. Segundo Dr. Paraná, para o bom atendimento em hepatologia, se faz necessária a complementaridade com serviços de excelência em patologia de fígado, imagem e cirurgia de fígado. Na realidade do SUS, especialmente na carência de Hepatologistas do país, torna-se difícil juntar todos estes predicados num único hospital. Assim, a assistência a estes pacientes acaba fragmentada, comprometendo a sua qualidade, eficácia e eficiência.
Pautasocial.com.br
28/4/2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário