Coisas legais acontecem o tempo todo em nosso mundo. Por que cultivar assuntos tristes, pessimistas e violentos, se há tanta coisa interessante ao nosso redor? Por que não ter acesso a informações legais, iniciativas bacanas, notícias que mostram ações construtivas?

Este espaço busca reverter o "efeito noticiário" (aquela depressão que dá ao final de um telejornal, após lermos as manchetes na internet, ou após lermos um jornal qualquer). Aqui podem ser encontrados assuntos diversos que versam sobre temas
alegres, construtivos, leves, bons e divertidos.


Você tem alguma coisa legal para compartilhar? É só enviar o conteúdo para omundoelegal@gmail.com. Todos estão convidados a participar e ajudar a reverter o "efeito noticiário".

Você vai ver como o mundo é muito legal!

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Campanha arrecada pares de chinelos para internos do Hospital de Base


Doar coisas diversas mais para pessoas necessitadas é muito legal!

A vontade de ajudar o próximo sempre norteou as ações da servidora pública Akimi Watanabe, 36 anos. Ela conseguiu reunir parentes e amigos com a mesma disposição para praticar o bem e organiza, até o próximo mês, a campanha Pé de Chinelo. O objetivo da iniciativa é reunir pares de calçados para doar aos pacientes do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF). Akimi entregou, ontem à tarde, 74 pares no Serviço Auxiliar de Voluntários (SAV) da unidade de saúde.

Em três anos de campanha, a servidora pública já ajudou muita gente. No ano passado, ela conseguiu recolher 103 pares de calçados e, em 2008, 112. Ela espera ultrapassar esses números nessa terceira edição. “As pessoas querem ajudar, mas muitas têm medo. Elas querem saber para onde vai essa doação”, acredita Akimi, que faz questão de fotografar e filmar as entregas do material. O irmão da servidora criou um blog para ajudar a divulgar o trabalho dela na internet e, com isso, atingir um número maior de pessoas.

Quando começou a ajudar o SAV, Akimi doava material de higiene. Há três anos, fez uma festa de aniversário e pediu aos convidados que levassem um pacote de fraldas para serem doadas no lugar dos tradicionais presentes. Ao entregar os produtos arrecadados na entidade, ela descobriu a falta que um par de chinelos fazia aos pacientes. “O calçado é um bem preciosíssimo por aqui, porque as pessoas não se programam para vir ao hospital quando sentem uma dor ou sofrem algum acidente”, explica a vice-presidenta do SAV, Tânia Mara Andaló.

30 anos de ajuda

O Serviço Auxiliar de Voluntários completa 30 anos de existência no Hospital de Base do DF. Os mais de 100 voluntários trabalham para facilitar a vivência dos pacientes e dos acompanhantes dentro do hospital. Entre as práticas, realizam atividades manuais, leituras, jogos e brincadeiras, fazem cortes de cabelo, barba e unhas e também organizam comemorações em dias festivos. Mobilizam-se ainda em visitas aos leitos, apoio emocional e reforço na alimentação dos que se encontram hospitalizados. “Nosso trabalho melhora a autoestima dos pacientes que estão internados”, orgulha-se a vice-presidenta da entidade.

No local, os voluntários recebem qualquer tipo de doação. “Precisamos muito de materiais de higiene, por exemplo. São sempre muito bem-vindos”, diz. Eles também realizam um bazar para arrecadar dinheiro. A verba do SAV é usada para atender as necessidades do paciente. “Nunca nenhuma pessoa saiu daqui sem uma cadeira de rodas, sem muletas, sem roupas ou sem dinheiro para a passagem”, garante Tânia Mara. Os voluntários procuram suprir todas as carências dos internos, doando um pouco do seu tempo ao trabalho voluntário.

Colabore
Quem quiser ajudar o Serviço Auxiliar de Voluntários pode ligar para os números 3315-1601 e 3322-6594 ou acessar o site www.savbrasilia.com.

Thaís Paranhos - Especial para o Correio Braziliense
Publicação: 23/04/2010 08:13

Um comentário:

  1. Pessoal, eu conheço pessoalmente o trabalho desenvolvido pelo SAV, e posso garantir que é muito sério.
    Quem tiver disponibilidade para ajudar, é sempre bem-vindo.
    Quem tiver alguma coisa para doar, e isso que dizer qualquer coisa mesmo, lá é um ótimo local para efetuar essas doações. Uma das fontes de renda do SAV são as vendas orindas do bazar fixo realizado com as doações recebidas.
    Vale a pena conhecer!
    Tiago

    ResponderExcluir