Em meio à onda do 3D, festival de animação chega à sua 18ª edição com 452 filmes de 52 países; sessão com seis documentários é novidade.
O Anima Mundi desembarca em São Paulo nesta quarta-feira (28) com uma programação que contemplará vários públicos, com sessões para os pequenos (Infantil), para quem adora sentir medo no cinema (Panorama Terror) e para quem quiser se aventurar pela cinematografia de outros países (África do Sul e Mostra UBA), entre outros.
Criado em 1993, o festival chega à sua 18ª edição com 452 filmes de 52 países --108 do Brasil--, que serão exibidos até 1º/8. As sessões ocorrem no Memorial da América Latina e no Centro Cultural Banco do Brasil.
Uma das novidades deste ano é a sessão Panorama Documentário, dedicada ao gênero, que inclui seis filmes, com temas que vão de artesanato na Índia à Guerra do Iraque.
"Você está falando de uma coisa que é verdade, e as imagens em animação podem retratar além da realidade", explica Marcos Magalhães, um dos diretores do festival.
Para a edição de 2011, Magalhães prevê ocupar uma sala 3D na mostra. "Ninguém vai conseguir escapar", diz ele. Neste ano, haverá uma única exibição com a tecnologia, de "Meu Malvado Favorito", no Espaço Unibanco Pompeia, no dia 30.
Festival tem animadores premiados
É de praxe do Anima Mundi trazer nomes importantes do cenário da animação. Hoje (28), às 19h, o canadense Cordell Barker participa do Papo Animado e apresenta "Runaway", premiado no ano passado, em Cannes. Logo depois, às 21h, quem conversa com o público é o inglês Daniel Greaves. É dele "Manipulation", que rendeu ao animador o Oscar e o Cartoon d'Or em Cannes, e "Flatworld". Mais informações no site http://www.animamundi.com.br/.
Rafael Balsemão
Folha.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário