Coisas legais acontecem o tempo todo em nosso mundo. Por que cultivar assuntos tristes, pessimistas e violentos, se há tanta coisa interessante ao nosso redor? Por que não ter acesso a informações legais, iniciativas bacanas, notícias que mostram ações construtivas?

Este espaço busca reverter o "efeito noticiário" (aquela depressão que dá ao final de um telejornal, após lermos as manchetes na internet, ou após lermos um jornal qualquer). Aqui podem ser encontrados assuntos diversos que versam sobre temas
alegres, construtivos, leves, bons e divertidos.


Você tem alguma coisa legal para compartilhar? É só enviar o conteúdo para omundoelegal@gmail.com. Todos estão convidados a participar e ajudar a reverter o "efeito noticiário".

Você vai ver como o mundo é muito legal!

sexta-feira, 23 de julho de 2010

É possível planejar o jardim de forma sustentável e garantindo equilíbrio térmico


Melhorar a qualidade de vida por meio da transformação criativa do uso dos espaços, minimizar as variações do clima, utilizando a vegetação para reduzir a insolação e a carga térmica ou para aumentar a permeabilidade do solo. Esse são alguns benefícios do planejamento de um jardim residencial. Além disso, os arquitetos esclarecem que o paisagismo integrado à arquitetura pode minimizar efeitos de ilha de calor e reduzir as necessidades de gastos com ar condicionado.

Os profissionais Ângela Lucena e Ortiz e Herbert Ortiz, da Casa de Projetos, explicam que os resultados esperados na implementação dos jardins residenciais são espaços harmoniosos e mais funcionais, acolhedores e esteticamente agradáveis, com o intuito de incentivar a interação do homem com a natureza, reduzindo a pressão e o estresse. Segundo eles, os jardins podem também contribuir bastante para proporcionar equilíbrio térmico às construções.

Além disso, um item importante que deve estar presente nos projetos é a sustentabilidade. Os profissionais do escritório ressaltam que o cuidado com a utilização dos recursos naturais deve ser parte integrante do processo de criação, com os objetivos básicos de evitar ou minimizar os impactos sobre a natureza, conservar os ecossistemas, utilizar recursos renováveis, reciclar resíduos e valorizar o potencial humano.

Dicas
Para conseguir planejar um jardim que atenda a todas essas necessidades, os arquitetos dão algumas dicas. Primeiramente, é necessário elencar as necessidades e desejos de quem vai usufruir o espaço. Será uma área de descanso e contemplação? Ou para praticar atividades esportivas? As crianças poderão brincar no local? É preciso analisar, em seguida, qual o espaço disponível para montar o jardim, se já há vegetação no local, se será fora ou dentro da casa, se o solo fica sobre uma laje.

Os cuidados quanto à manutenção também devem ser pensados com antecedência, pois, se o morador não tiver tempo para cuidar do próprio jardim, por exemplo, precisará de algo mais prático e fácil de cuidar. Para isso, também é importante saber qual a incidência de sol no local e se será possível captar água da chuva. Deve ser levado em conta, ainda, o valor que poderá ser investido, para analisar a possibilidade de colocar sistemas de irrigação, iluminação e até de automação do jardim.

Correioweb.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário