Coisas legais acontecem o tempo todo em nosso mundo. Por que cultivar assuntos tristes, pessimistas e violentos, se há tanta coisa interessante ao nosso redor? Por que não ter acesso a informações legais, iniciativas bacanas, notícias que mostram ações construtivas?

Este espaço busca reverter o "efeito noticiário" (aquela depressão que dá ao final de um telejornal, após lermos as manchetes na internet, ou após lermos um jornal qualquer). Aqui podem ser encontrados assuntos diversos que versam sobre temas
alegres, construtivos, leves, bons e divertidos.


Você tem alguma coisa legal para compartilhar? É só enviar o conteúdo para omundoelegal@gmail.com. Todos estão convidados a participar e ajudar a reverter o "efeito noticiário".

Você vai ver como o mundo é muito legal!

Mostrando postagens com marcador mídia. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador mídia. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Estreia hoje (17) programa otimista na TV Globo

Um programa de TV que mostra histórias de vida legais por todo o Brasil é muito legal por mostrar o lado bom do nosso mundo e por ser um espaço na grande mídia que foge da onda de tragédias e calamidades... Ponto para a iniciativa!

Estreia nesta quinta-feira (17) “Brasileiros”, o novo programa jornalístico da Rede Globo. Através das reportagens de Edney Silvestre, Neide Duarte e Marcelo Canellas, os telespectadores conhecerão a cada semana a história de uma pessoa que mudou o dia-a-dia de outras.

No primeiro episódio, que começa às 23h50, o jornalista Edney Silvestre viaja até a pequena cidade de Paracuru, no Ceará, para contar a história de Flávio Sampaio, um filho de pescador que ainda criança decidiu que queria ser bailarino. Apesar das dificuldades e da falta de apoio do pai, ele levou o sonho adiante, cresceu, estudou e conseguiu chegar ao grupo de balé do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Muitos anos depois, já aposentado, ele voltou à pequena Paracuru e ficou preocupado com a quantidade de jovens que passavam os dias sem ter nada para fazer. Veio, então, nova decisão: Flávio fundou uma escola de dança no local. A ação transformou a vida da comunidade. Hoje, 200 jovens – filhos de lavradores e pescadores – estão aprendendo balé na escola de Flávio.

Dirigido por Teresa Cavalleiro e Maria Thereza Pinheiro, Brasileiros privilegia os depoimentos dos entrevistados, em comparação às gravações em off, e terá nove episódios.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Debates sobre papel da mídia abrem conferência

Discutir sobre como a imprensa pode contribuir para um mundo mais sustentável é muito importante -- e legal!

A Conferência Internacional 2010 do Ethos, que está em sua 12ª. edição e se estenderá até 14 de maio, reúne a partir de hoje, no Hotel Transamérica, em São Paulo, alguns dos principais especialistas em sustentabilidade do Brasil e do mundo, para palestras e debates conduzidos de forma inovadora e mais participativa. O tema central será “O Mundo sob Nova Direção – Sustentabilidade: um Novo Contrato da Sociedade com o Planeta".

A primeira grande atração do dia de estreia é o debate “RSE na Mídia”, que, em ano eleitoral, reunirá jornalistas e representantes dos partidos políticos com candidatos à presidência da República para discutir o tema “A Imprensa Como Indutora da Sustentabilidade na Pauta Política”. O grande objetivo do debate é contribuir para que a capacidade de questionamento e indução dos órgãos de mídia colabore para que os temas relacionados ao desenvolvimento sustentável estejam presentes na pauta política e possam influenciar decisões do poder público.

Como representantes dos partidos políticos, estão confirmados Carlos Minc, do PT, Francisco Graziano, do PSDB, João Paulo Capobianco, do PV, e Plínio de Arruda Sampaio, do PSOL. Os jornalistas convidados para entrevistá-los serão Cristiana Lôbo, da Globonews, Luciano Martins, do jornal Brasil Econômico e do Observatório da Imprensa, e Celso Marcondes, da Carta Capital.

O debate, que se inicia às 15h, será moderado por Paulo Itacarambi, vice-presidente do Instituto Ethos, e é aberto ao público em geral, com entrada franca, mas com inscrições antecipadas, feitas no site http://www.ethos.org.br/.

A programação completa está disponível no www.ethos.org.br/ci2010.

Conferência Internacional Ethos é uma realização do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social e do UniEthos – Educação para a Responsabilidade Social e o Desenvolvimento Sustentável.

Fonte: pautasocial.com