Coisas legais acontecem o tempo todo em nosso mundo. Por que cultivar assuntos tristes, pessimistas e violentos, se há tanta coisa interessante ao nosso redor? Por que não ter acesso a informações legais, iniciativas bacanas, notícias que mostram ações construtivas?

Este espaço busca reverter o "efeito noticiário" (aquela depressão que dá ao final de um telejornal, após lermos as manchetes na internet, ou após lermos um jornal qualquer). Aqui podem ser encontrados assuntos diversos que versam sobre temas
alegres, construtivos, leves, bons e divertidos.


Você tem alguma coisa legal para compartilhar? É só enviar o conteúdo para omundoelegal@gmail.com. Todos estão convidados a participar e ajudar a reverter o "efeito noticiário".

Você vai ver como o mundo é muito legal!

Mostrando postagens com marcador sustentabilidade. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador sustentabilidade. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Empresa italiana vai construir três parques eólicos na Bahia


O Enel Green Power, grupo da empresa de energia elétrica italiana Enel, venceu leilão para a construção de três parques eólicos para gerar um total de 90 megawatts na Bahia, informou nesta sexta-feira (3) em nota a companhia.

Com uma capacidade instalada de 30 MW cada um, Cristal, Primavera e São Judas, como se chamarão estes três parques, serão capazes de gerar mais de 390 mil MWh anuais, o que é igual ao consumo de aproximadamente 245 mil lares brasileiros e evitar a emissão de cerca de 270 mil toneladas de CO2 na atmosfera, acrescenta o Enel.

Os parques eólicos serão construídos na Bahia e, devido a sua situação semiárida, aproveitará os incentivos dirigidos ao desenvolvimento da infraestrutura, acrescentou a empresa.
Segundo a elétrica, os três parques eólicos começarão a operar na segunda metade do ano de 2013.

O Enel também adquiriu o direito a assinar um contrato de 20 anos para vender a eletricidade gerada das três fábricas através da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica a um preço indexado a 100% da inflação brasileira.

"Este resultado é muito importante para nós, dadas as excelentes qualidades de nossos projetos em termos de produtividade, competitividade de custo e retorno sobre investimento," disse Francesco Starace, Presidente do Enel Green Power.

"Além disso, estamos reforçando nossa presença no Brasil, [...] expandindo também nossa atividade na geração de energia. O Brasil é um grande mercado com recursos renováveis abundantes, e com uma demanda de energia que reflete uma economia em contínuo desenvolvimento", acrescenta Starace.

DA EFE, EM ROMA
Folha.com.br

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Idéias sustentáveis!!! Vejam que criatividade!

HOTEL OFERECE REFEIÇÕES DE GRAÇA PARA QUEM ESTIVER DISPOSTO A GERAR ELETRICIDADE


O Crown Plaza Hotel, em Copenhague, Dinamarca , oferece uma chance para quem quer fazer uma boa refeição sem deixar de cuidar do planeta. O hotel disponibiliza bicicletas ligadas a um gerador de eletricidade para os hóspedes voluntários. Cada um deles deve produzir pelo menos 10 Watts/hora de eletricidade aproximadamente 15 minutos de pedalada para um adulto saudável. Após o exercício, o hóspede recebe um generoso vale-refeição: 26 euros, aproximadamente 60 reais.

BAR CAPTA ENERGIA PRODUZIDA PELA DANÇA DE SEUS FREQUENTADORES


Todas as luzes e os sons de uma balada gastam uma quantia considerável de eletricidade. Pensando nisso, o dono do Bar Surya, em Londres, refez o chão da pista de dança de seu estabelecimento e o revestiu com placas que, ao serem pressionadas pelos frequentadores do lugar, produzem corrente elétrica. Essa energia é então usada para ajudar na carga elétrica necessária à casa. Andrew Charalambous, o visionário dono do bar, diz que a eletricidade produzida pela pista modificada representa 60% da necessidade energética do lugar.

BORDEL OFERECE DESCONTO AOS CLIENTES QUE FOREM DE BICICLETA


Uma casa de diversão adulta encontrou uma maneira de atrair mais frequentadores, espantando a crise econômica, e ainda ajudar a frear as mudanças climáticas globais. Quem chega de bicicleta, ganha desconto. Segundo Thomas Goetz, dono do bordel Maison Denvie, a recessão atingiu em cheio os negócios. Consumidores que foram ao bordel pedalando, ou que provarem ter utilizado um meio de transporte público, recebem 5 euros de desconto sobre os tabelados 70 euros (mais de 150 reais) para 45 minutos.

EMPRESA CRIA IMPRESSORA QUE NÃO USA TINTA NEM PAPEL


Quem disse que uma impressora precisa de tinta ou papel para existir? Conheça a Impressora PrePean. Diferente das convencionais, ela utiliza uma peça térmica para fazer as impressões em folhas plásticas feitas especialmente para isso. Além de serem à prova dágua, elas podem ser facilmente apagadas. É só colocá-las novamente na impressora que, através de outra temperatura, a próxima impressão ficará no lugar da anterior. A mágica faz com que apenas uma dessas folhas possa ser utilizada mil vezes.

UNIVERSIDADE CONSTROI TELHADO VERDE


O Design Verde é uma tendência da arquitetura moderna, e não estamos falando apenas da cor, mas sim de locais como o prédio de cinco andares da Escola de Arte, Design e Comunicação da Universidade Tecnológica de Nanyang, em Cingapura. A construção conta com uma cobertura vegetal e sua forma orgânica se mistura com a natureza onde está inserida. Os telhados revestidos de grama servem como ponto de encontro informal, além de ajudar no equilíbrio térmico do edifício e na absorção da água da chuva.

DESIGNER CRIA PIA QUE UTILIZA ÁGUA DESPERDIÇADA PARA REGAR PLANTA


Feita de concreto polido, a Pia batizada de Jardim Zen possui um canal que aproveita a água utilizada na lavagem das mãos para molhar uma planta. Criado pelo jovem designer Jean-Michel Montreal Gauvreau, a pia vem em bacia dupla ou modelo simples. Se você está preocupado eu ensaboar toda a sua plantinha, relaxe. Uma peça no início do canal drena o liquido e só deixa água sem sabão escorrer até a planta.

DESIGNER CRIA CHUVEIRO QUE O OBRIGA A SAIR QUANDO JÁ DESPERDIÇOU MUITA ÁGUA


O designer Tommaso Colia criou uma solução para aqueles que adoram passar um tempão tomando uma ducha relaxante (é, você mesmo!). O chuveiro Eco Drop possui círculos concêntricos como tapetes no chão, que vão crescendo enquanto o chuveiro está ligado. Após um tempo, a sensação fica tão incômoda que te força a sair do banho e, consequentemente, economizar água. Cerca de 20% de toda energia gasta no lar vem da água quente utilizada no banho seis vezes mais do que a iluminação doméstica, por exemplo.

DESIGNER CRIA INTERRUPTOR QUE MUDA DE COR PARA ENSINAR CRIANÇAS A ECONOMIZAR ENERGIA


Tio é o nome do interruptor em forma de fantasma que avisa, através de sutis luzes, há quanto tempo a lâmpada está acesa. Até uma hora, a expressão do fantasminha é feliz e a luz do interruptor permanece verde. Se a luz é deixada ligada por mais de quatro horas, ele se assusta e fica amarelo. Já se o morador da casa se atreve a deixar a luz acesa por mais de oito horas, o até então amigável fantasma se zanga e fica vermelho. Com o auxílio visual e tátil, espera-se que as crianças comecem a tomar consciência do desperdício de energia logo cedo, e de uma maneira divertida.

EMPRESA CRIA GRAMPEADOR SEM GRAMPOS PARA EVITAR POLUIÇÃO


Grampos de grampeador são tão poluentes que uma empresa decidiu criar um novo modelo do produto, sem grampos! Em vez dos grampos a que todos estamos acostumados, ele recorta pequenas tiras de papel e as usa para costurar até cinco folhas de papel juntas. Se você se empolgou com a ideia, pode encomendar esses grampeadores personalizados para que sua empresa se vanglorie de contribuir para um mundo livre grampeadores com grampos.

DESIGNER CRIA CARREGADOR DE IPHONE ALIMENTADO POR APERTO DE MÃO


Eis uma invenção que dará uma mão na economia de energia. Carregue seu iPhone com um aperto de mão! O conceito foi chamado de You can work.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

ONU aposta na produção de mamona como biocombustível

Duas organizações das Nações Unidas ligadas à agricultura apostam no potencial do cultivo da Jatropha curcas, conhecida também como mamona da América, para produzir biocombustível e beneficiar os agricultores pobres.

Em um relatório publicado nesta quinta-feira (22), a Organização da ONU para a Agricultura e a Alimentação (FAO) e o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (Fida) analisam a utilidade da mamona, à qual definem como um "cultivo promissor".

Para estas organizações, a Jatropha curcas cresce "razoavelmente bem em zonas áridas e em solos degradados de utilidade marginal para a agricultura" e "pode ser transformada em um biodiesel menos contaminante do que o de origem fóssil a fim de oferecer às famílias rurais pobres um combustível para produzir luz e cozinhar".

"Ao contrário de outros biocombustíveis importantes, como o milho, a mamona da América não é utilizada como alimento e pode ser cultivada em terras degradadas, onde não crescem plantas alimentícias", diz o relatório.

Pequenos
O texto completa: "A produção deste cultivo permitiria obter rendimentos em particular aos pequenos agricultores, aos moinhos de oleaginosas terceirizados e aos membros de plantações comunitárias ou aos trabalhadores das plantações privadas que o produzem".

Há uma ressalva, no entanto. A maior parte da mamona cultivada na América hoje é tóxica, um risco à saúde humana e impede o uso das sementes como alimento ao gado.
Daí a necessidade de apoiar a pesquisa para obter variedades melhores e não tóxicas.

Em 2008, foi semeado na América 900 mil hectares no mundo todo, dos quais 760 mil na Ásia, 120 mil na África e 20 mil na América Latina, e estima-se que para 2015 haverá cultivos de mamona da América em 12,8 milhões de hectares.

Aprevisão é que o maior país produtor da Ásia será a Indonésia; na África, os principais produtores serão Gana e Madagascar, e Brasil será o líder na América Latina.

DA EFE, EM ROMA
Folha.com.br

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Aliar sofisticação em decoração à sustentabilidade é tema de mostra de arquitetura


Mostra Morar Mais por Menos abre as portas ao público amanhã, no Setor de Clubes Sul. São 40 ambientes, montados por 80 arquitetos, paisagistas e decoradores, que reúnem soluções criativas para dar um toque de charme à sua casa.

Aliar soluções sofisticadas de decoração à sustentabilidade é o tema central da 4ª edição da mostra Morar Mais por Menos — o chique que cabe no bolso, que abre as portas para o público amanhã e fica em exposição até 29 de agosto. Em 40 ambientes montados por mais de 80 arquitetos, paisagistas e decoradores, o que se vê é um conjunto harmônico, que alia beleza e criatividade a atitudes ecológicas e econômicas. As ideias vão desde o uso de madeiras recicladas à instalação de equipamentos com baixo consumo de energia. “Partimos do princípio do respeito ao meio ambiente para, daí, criar e pensar a decoração, sem dispensar a tecnologia e o design. Até porque hoje eles estão muito bem conectados com a sustentabilidade”, afirma o arquiteto André Alf, consultor da Morar Mais 2010, que conta com o Correio Braziliense como correalizador.

Neste ano, a mostra foi montada na União dos Escoteiros do Distrito Federal, no Setor de Clubes Sul, trecho 3 (veja no quadro abaixo como chegar ao local). Com investimento de R$ 1,5 milhão, a expectativa dos organizadores do evento é receber mais de 20 mil visitantes, que vão percorrer o circuito de ambientes e, em cada um deles, terão acesso aos preços e às marcas das peças expostas pelos decoradores. Especialmente para o evento, tudo estará em liquidação. Os interessados nas peças preenchem uma ficha de reserva, informando o que lhes interessou, e o fornecedor entra em contato para fechar a venda. São 250 marcas dos segmentos de construção, arquitetura e decoração. Na mostra, estão sendo gerados 300 empregos diretos e 100 indiretos.

Mesmo sob o conceito de decoração acessível, a arte e a tecnologia de ponta estão presentes na maioria dos espaços da mostra, em peças assinadas por designers renomados, que dividem espaço com artistas nacionais consagrados, como Athos Bulcão e Romero Brito, além de outros que se destacam em Brasília, como o mineiro Omar Franco, Ney Soares, Pablo Oliveira e Paul Morais. “Propostas de automação de ambientes também podem ser vistas aqui. Há dois anos, esse era um produto caríssimo e hoje está muito mais acessível. O legal é que toda essa tecnologia também tem uma ação sustentável, já que traz um consumo inteligente da energia elétrica para a casa das pessoas”, aponta Celso Faria, um dos organizadores da Morar Mais.

Os arquitetos também buscaram apresentar trabalhos desenvolvidos por ONGs e cooperativas nacionais que trabalham com artesanato e reciclagem de materiais. “Para promover a inclusão social, procuramos instituições bacanas que possam formalizar essa participação com produtos diferenciados”, explica Celso. Outro destaque são as homenagens ao cinquentenário de Brasília. As referências à cidade estão por toda parte, de forma discreta ou não. Garfos que formam os traçados da ponte JK, painéis com a silhueta do Plano Piloto, cobogós e esculturas que remetem às curvas e aos traços da capital.

São também homenageadas grandes personalidades, como o compositor Renato Russo e o jornalista Assis Chateaubriand, fundador dos Diários Associados. “Nos inspiramos nele e na sua paixão pela arte e por tudo que era moderno”, conta Cristiane Queiroz, apresentando uma parede-galeria de fotos de Assis, enquadradas em molduras no estilo renascentista. Um dos quartos de casal da mostra foi todo inspirado em Juscelino Kubitschek e sua esposa, dona Sarah. “Pensamos em como seria o apartamento deles hoje, se estivessem aqui”, afirma a decoradora Alva Pinheiro.

Programação
Além dos ambientes decorados, a Morar Mais por Menos em Brasília também oferece uma farta programação durante os 40 dias de exposição. São palestras sobre organização, feng shui, etiqueta de moda e estilo, aulas de gastronomia gratuitas, que abordarão diferentes temas e exposições, como a dos 50 anos do Correio Braziliense. Os visitantes também poderão fazer uma pausa no restaurante Rosa’s café, instalado no espaço da mostra. Quem está à frente da cozinha é o chef Alexandre Albanese, conhecido por ter trabalhado em um dos principais buffets da capital dos Estados Unidos, o Dish Cateres, onde chegou a preparar pratos para membros da família Kennedy.

Maria Fernanda Seixas
Correiobraziliense.com.br

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Mais informações sobre casas feitas com garrafas PET


Atendendo a pedidos, o nosso blog foi atrás de mais informações sobre as casas feitas com garrafas PET. Nossos colegas do super blog http://www.mdig.com.br/ descobriram mais detalhes sobre a técnica de construção super inovadora, legal e sustentável que publicamos aqui no dia 31 de Maio.

Com todos os devidos créditos a eles, publicamos aqui as informações mais detalhadas sobre esta nova tecnologia de construção. Estas informações são acompanhadas por muitas e variadas fotos. Acompanhe abaixo a reprodução das informações e veja que legal é esta ideia!!!

Como é a temperatura em uma casa feita com garrafas PET?
Em geral pode-se dizer que é um desenho bioclimático, o que significa que quando estiver frio lá fora, dentro será quente e vice-versa.

Quanto custa construir uma casa com garrafas PET em relação a construção convencional?
Normalmente podemos dizer que o custo baixa entre 40% e 60 %, com respeito ao preço da construção tradicional, dependendo do tipo de obra que estamos construindo.

Que tipo de garrafas podem ser usadas?
Em geral pode-se usar todo tipo de garrafas plásticas, o único segredo é ter a quantidade suficiente para terminar a obra. Podem ser usadas diferentes garrafas em uma obra, mas não devem ser misturadas na mesma parede.

Como construímos as colunas e qual a proporção da mistura?
Nas colunas podem ser usadas garrafas de 500 ou 600 ml formando um círculo de 11 garrafas. No centro amarramos entrelaçadamente os gargalos com sisal ou nylon. A mistura pode ter uma proporção de 1:6:0,5 (1 de cimento, 6 de areia e meia de cal), mas muitos projetos mais simples usam somente barro para construir as paredes e colunas.

Como se amarram as garrafas em uma parede?
Usa-se sisal ou fios de nylon normalmente utilizado na agricultura. Devemos amarrar cada garrafa entre si como se fosse uma rede tanto nos gargalos quanto na base da garrafa . A base é entrelaçada dando uma volta com o laço quando a colocamos. Nos gargalos, igualmente, damos uma volta de modo a entrelaçar umas com as outras em uma forma losangular.

Qual a proporção da mistura das paredes?
Nas paredes são usadas normalmente uma mistura de terra com calcário/barro muito similar a argila onde ainda pode ser acrescentada a palha de arroz. A proporção é de 1:6:1 (1 de cimento, 6 de argila e uma de cal). Esta mistura com o cal e cimento serve para evitar problemas em épocas de chuva.

A mistura pode ser ainda a mesma usada para fazer as colunas com uma proporção de 1:6:0,5 (1 de cimento, 6 de areia e meia de cal). Para a construção de cabanas pode se utilizar a mistura com a proporção de até 1:10:0,5 (1 de cimento, 10 de terra e meia de cal).

Como as garrafas são preenchidas?
Usa-se um funil que pode ser feito com o gargalo de uma garrafa menor. Para enchê-las podem ser utilizados quaisquer sólidos como terra, areia, palha de arroz ou trigo e inclusive resíduos de compostagem. O importante é que quanto mais seco é o material, mas fácil se enchem as garrafas.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Móveis orgânicos


Não é de hoje que se fala em personalizar ambientes, conferindo a eles um toque de exclusividade. Uma boa alternativa para isso é a utilização de materiais reciclados, que surtem efeitos especiais. Entretanto, ainda há um certo receio no uso desse tipo de recurso no design de interiores.

Mas, por que materiais tidos como marginais, mas com características extremamente sustentáveis, não podem ser reconhecidos e valorizados como produtos bonitos? Foi partindo dessa pergunta que o professor e designer mineiro Camilo Belchior criou móveis inéditos, totalmente desenvolvidos em compensado de madeira. As peças fazem parte de um projeto que ele batizou de organicus.

De acordo com Camilo Belchior, nossa sociedade tem um certo preconceito quando se fala em materiais reciclados e o compensado, um material composto - feito a partir de outros materiais - ficou como aquilo que não deve aparecer. Mas o trabalho do designer prova o contrário. Os móveis comprovam que é possível dar aos materiais a possibilidade de se tornarem produtos desejados. A forma de todos eles busca as curvas orgânicas, daí o nome.

Com um processo de produção que o designer diz ser simples, as chapas de compensado são coladas, formando blocos que depois são torneados. Outra opção é desenhar os perfis nas chapas de compensado e depois colá-los um a um, até formar o móvel. O compensado fica à vista, dando um efeito muito bonito e interessante. O resultado são móveis futuristas, que remetem aos anos 1950.

As peças são produzidas artesanalmente em uma marcenaria que trabalha com exclusividade para atender a demanda de móveis desenhados por arquitetos e decoradores.

Redação - Estado de Minas
Correiobrasiliense.com

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Sabe aquela garrafa pet?

Que idéia legal! Construir casas e ajudando o meio meio ambiente!





















terça-feira, 11 de maio de 2010

Debates sobre papel da mídia abrem conferência

Discutir sobre como a imprensa pode contribuir para um mundo mais sustentável é muito importante -- e legal!

A Conferência Internacional 2010 do Ethos, que está em sua 12ª. edição e se estenderá até 14 de maio, reúne a partir de hoje, no Hotel Transamérica, em São Paulo, alguns dos principais especialistas em sustentabilidade do Brasil e do mundo, para palestras e debates conduzidos de forma inovadora e mais participativa. O tema central será “O Mundo sob Nova Direção – Sustentabilidade: um Novo Contrato da Sociedade com o Planeta".

A primeira grande atração do dia de estreia é o debate “RSE na Mídia”, que, em ano eleitoral, reunirá jornalistas e representantes dos partidos políticos com candidatos à presidência da República para discutir o tema “A Imprensa Como Indutora da Sustentabilidade na Pauta Política”. O grande objetivo do debate é contribuir para que a capacidade de questionamento e indução dos órgãos de mídia colabore para que os temas relacionados ao desenvolvimento sustentável estejam presentes na pauta política e possam influenciar decisões do poder público.

Como representantes dos partidos políticos, estão confirmados Carlos Minc, do PT, Francisco Graziano, do PSDB, João Paulo Capobianco, do PV, e Plínio de Arruda Sampaio, do PSOL. Os jornalistas convidados para entrevistá-los serão Cristiana Lôbo, da Globonews, Luciano Martins, do jornal Brasil Econômico e do Observatório da Imprensa, e Celso Marcondes, da Carta Capital.

O debate, que se inicia às 15h, será moderado por Paulo Itacarambi, vice-presidente do Instituto Ethos, e é aberto ao público em geral, com entrada franca, mas com inscrições antecipadas, feitas no site http://www.ethos.org.br/.

A programação completa está disponível no www.ethos.org.br/ci2010.

Conferência Internacional Ethos é uma realização do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social e do UniEthos – Educação para a Responsabilidade Social e o Desenvolvimento Sustentável.

Fonte: pautasocial.com